Hoje a previsão de tempo estendida já mostra a possibilidade de bloqueio para início de janeiro (Figura 1). Esta é a previsão para o dia 02 de janeiro de 2021, do GFS/NOAA (https://mag.ncep.noaa.gov/Imageanis.php) . Ela é referente ao campo de 500 hPa. Esse H indica uma divergência neste nível (High pressure), o que já poderia ser um início de Bloqueio logo no início do mês. Esta previsão é bastante alarmante e corrobora a previsão do CAM rodado no LAMMOC de uma condição anômala de bloqueio em janeiro de 2021 (Figura 2). No caso da figura 2 a divergência associado ao bloqueio pode ser vista como anomalia média mensal em janeiro de 2021, no nível de 850 hPa (área circulada), induzindo todo o transporte de umidade da região Amazônica (já deficitário pelas queimadas) para a região Sul do país e não para a região Sudeste, o que seria característico do período úmido associado as Monções da América do Sul. O resumo é que as previsões de curto prazo começam a corroborar a tendência das previsões climáticas de um janeiro mais seco, o que seria catastrófico para os reservatórios da região Sudeste do Brasil.
Figura 1 - Previsão de Altura Geopotencial e campos de vento em 500 hPa do modelo GFS/NOAA para o dia 02 de janeiro de 2021.
Figura 2 - Previsão de anomalia de vento no nível de 850 hPa no mês de janeiro de 2021 obtida a partir das simulações do modelo NCAR/CAM 3.1 implementado no LAMMOC/UFF.
Seria comparável a 2014-2015?
ResponderExcluir